Coreia do Sul passa a cobrar moradores por quilo de lixo orgânico descartado

coreia-sul-passa-cobrar-moradores-quilo-lixo-organico-descartado

Dar destino adequado ao lixo não é fácil, principalmente em cidades onde a reciclagem não é incentivada pelo poder público. Quando se trata de lixo orgânico, então, a coisa fica ainda mais complicada.

Para incentivar a população a produzir menos resíduos, o governo da Coreia do Sul passou a cobrar por quilo de lixo orgânico descartado. A medida pretende arrecadar fundos para a destinação correta e responsável do lixo e incentivar a redução do desperdício de comida – um dos maiores problemas da atualidade.

Conhecido como Pay as You Trash (Pague seu Lixo, em português), o projeto prevê que os cidadãos levem seus resíduos orgânicos a um dos postos de coleta espalhados pela cidade. A conta pode ser paga pela internet ou a partir de um esquema parecido com o boleto bancário que temos no Brasil. Há ainda a opção de compar sacos pré-pagos, onde o lixo orgânico pode ser descartado.

Segundo nota oficial do governo, a medida é um sucesso! “Depois que as pessoas começaram a pagar pelo que jogam no lixo, elas começaram a repensar seus hábitos de consumo.”

via The Greenest Post