Brasília quer instalar painéis solares em todas as suas escolas públicas

brasilia-instalar-paineis-solares-todas-escolas-publicas

Foto: Jeff Kubina/Creative Commons 

A capital federal anda querendo dar exemplo para o resto do país. Está em consulta pública o Programa Brasília Solar, que pretende transformar a cidade em uma referência na produção de energia fotovoltaica.

Para tanto, a iniciativa – que é da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal – prevê uma série de medidas. Entre elas, oferecer abatimento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e no ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) dos cidadãos que passarem a produzir energia solar em casa e, ainda, instalar painéis fotovoltaicos em todas as escolas e prédios públicos da cidade.

A decisão de implantar o programa e apostar no sol como fonte de eletricidade foi estudada. Segundo André Lima, secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, a capital federal tem grande potencial para a geração de energia solar. “Somente nas sete regiões administrativas de Brasília – Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá e São Sebastião –, o potencial de produção de energia proveniente do sol é oito vezes maior do que a demanda de eletricidade da população”, disse à Agência Brasil.

É ou não é um bom negócio? Se aprovado pelo governado local, o Programa Brasília Solar deve começar a ser implantado na cidade já em abril de 2016. A expectativa é de que, em dois anos, a região vire referência no assunto. Será?

Via The Greenest Post