Se a Cidade Fosse Laica

Em busca de relações mais ecumênicas, em defesa da laicidade do Estado, e contra a intolerância religiosa.

A Constituição Federal é clara. O documento diz, em seu artigo quinto: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. Nos últimos anos, o Brasil e o Rio de Janeiro vêm sofrendo um perigoso processo de fortalecimento da intolerância religiosa. Situações de enfrentamento entre integrantes de diferentes religiões têm se tornado crescentes.

Um caso emblemático é o da menina de 11 anos, Kailane Campos, candomblecista (e filha de mãe evangélica). Em 2015, ela foi acertada por uma pedrada no subúrbio do Rio por ser praticante de uma religião de matriz afro. Casos de ataque físico ou verbal como esse têm sido cada vez mais frequentes, assim como têm crescido a quantidade de casas religiosas atacadas.
intolerancia religiosa.jpg_20150616

O movimento “Se A Cidade Fosse Nossa”, em sua constante busca por repensar a relação das pessoas com a cidade onde vivem, considerou o desafio de discutir e propor soluções para a promoção do ecumenismo e o combate à intolerância religiosa. O objetivo é estabelecer uma estratégia de luta por um estado verdadeiramente laico, onde se respeite todas as manifestações de crer ou não crer.

Um coletivo formado por adeptos das mais diversas orientações religiosas têm se reunido para discutir o tema. Nele existem católicos, evangélicos, judeus, espíritas, candomblecistas, umbandistas, budistas, hinduístas, muçulmanos, espiritualistas, ateus e agnósticos. O coletivo entende que não se pode produzir uma cidade verdadeiramente livre sem o diálogo conjuntos das diferentes formas de cultuar a dimensão metafísica da vida.

Por isso, estamos nos organizando para construir um grande evento. Está prevista uma primeira reunião ampliada na Quinta da Boa Vista no dia 16 de abril, sábado, às 14h. Você é convidado de honra. Chame seus amigos, e compareça!

008-Flyer-Encontro-Lib-Religiosa-01-IC