Rio de Janeiro é a cidade mais congestionada do Brasil

O relatório anual TomTom Traffic Index 2016 revelou que o Rio de Janeiro é cidade mais congestionada no Brasil. Em 2015, os motoristas do Rio gastaram 47% a mais de tempo parados no trânsito no dia, e até 79% nos horários de pico, em comparação com uma situação de fluxo livre. Isso dá uma acréscimo de até 165 horas a mais de viagem por ano.

O relatório, produzido pela TomTom, tem como base o Índice de Nível de Congestionamento, que é o tempo adicional (em porcentagem) que o motorista levará no trânsito em comparação com uma situação em que não há congestionamento. Foi avaliada a situação do congestionamento de trânsito em 295 cidades de 38 países em seis continentes. A TomTom trabalha com 14 trilhões de pontos de dados, acumulados durante oito anos. Este é a quinta edição do relatório.

No Brasil, depois do Rio de Janeiro, as próximas na classificação são Salvador e Recife, com 43%, Fortaleza com 33% e São Paulo com 29%, compondo as cinco cidades com trânsito mais congestionado no país.

 

Maior congestionamento global

Embora os dados históricos da TomTom tenham revelado um aumento de congestionamento de trânsito ao longo dos anos, há diferenças significativas entre os continentes. Enquanto os congestionamentos na América do Norte aumentaram em 17%, na Europa eles aumentaram apenas 2%. O fato pode estar relacionado ao crescimento econômico na América do Norte e à depressão econômica no restante da Europa. Os dados europeus podem ser fortemente influenciados pelos países do sul da Europa como Itália (-7%) e Espanha (-13%), onde ocorreram reduções marcantes nos congestionamentos de trânsito nos últimos oito anos.

 

Classificação geral das cidades mais congestionadas no Brasil em 2015 (nível diário geral de congestionamento– tempo adicional de percurso):

1 Rio de Janeiro 47% 6 Belo Horizonte 27%
2 Salvador 43% 7 Porto Alegre 22%
3 Recife 43% 8 Brasília 19%
4 Fortaleza 33% 9 Curitiba 18%
5 São Paulo 29%  –  –

 

Classificação das cidades mais congestionadas do mundo em 2015 (nível diário geral de congestionamento– tempo adicional de percurso – população acima de 800 mil pessoas):

 

1 Cidade do México 59% 6 Bucareste 43%
2 Bangkok 57% 7 Salvador 43%
3 Istanbul 50% 8 Recife 43%
4 Rio De Janeiro 47% 9 Chengdu 41%
5 Moscou 44% 10 Los Angeles 41%

 

 

É preciso criar alternativas reais de mobilidade. Enquanto o transporte for ditado pela indústria automobilística, pelo consumo e pela produção desenfreada, sem um planejamento urbano qualificado, nunca resolveremos a questão do congestionamento.

Fonte: Mobilize