Cartilha explica como criar e manter hortas urbanas orgânicas

A cartilha Hortas Urbanas, produzida pelo Instituto Pólis, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, ensina a criar e manter hortas orgânicas na cidade mesmo em espaços pequenos, além de explicar a fazer compostagem para nutrir o solo.

A horta urbana orgânica traz benefícios para todos. Ela estimula o convívio social, serve como ferramenta pedagógica para atividades de educação ambiental, ocupa espaços ociosos na cidade e favorece a melhoria dos hábitos alimentares das pessoas, já que os alimentos são produzidos localmente e sem agrotóxicos, que contaminam o solo.

 

cartilha

 

Desde o planejamento até a alimentação

Parte do projeto Moradias Urbanas com Tecnologia Social, a cartilha é dividida em três capítulos.

Ela começa com o planejamento da horta: como organizar o grupo; como observar o espaço e seus potenciais; e como estabelecer a rotação de culturas.

Há também explicações sobre como cuidar do solo e fazer o controle de pragas e doenças, além de dicas de captação de água ajudam a fazer a rega sem desperdícios.

A última parte da publicação ensina a cozinhar com saúde, indicando receitas nutritivas de aproveitamento integral dos alimentos. O objetivo é não desperdiçar partes nutritivas dos ingredientes que normalmente são desprezadas, como talos e folhas.

Aqui você pode baixar a cartilha Hortas Urbanas e fazer a sua.

E aí? Que tal começar uma horta orgânica na sua cidade?

 

cartilha 2

 

Via Akatu