Bicicletas podem superar o número de carros particulares em Londres

Segundo o relatório do Transport for London (TfL), a tendência para os próximos anos é que o número de ciclistas ultrapasse o de carros particulares em Londres. O número de veículos nos horários de pico diminuiu pela metade na área central da cidade na última década. No ano 2000, uma média de 137 mil motoristas acessavam a área todos os dias. Em 2014 foram 64 mil, uma queda de 53%.

Dentre os motivos que explica o fato, o blog CityLab destacou a taxação do congestionamento que foi implementada na cidade em 2003, que resultou na queda do número de veículos de maneira consistente nos anos seguintes.

Além da redução da quantidade de carros na rua, o relatório também apresentou o crescimento exponencial do número de ciclistas. Enquanto apenas 12 mil pessoas pedalavam na área central de Londres na hora do rush nos anos 2000, esse número triplicou para 36 mil em 2014. Já na análise diária, o crescimento do número de ciclistas passa de 40 mil em 1990 para 180 mil em 2014.

Benefícios 

De acordo com o TfL, a redução de veículos particulares aumenta os números do transporte público, bicicleta e caminhada, o que representa uma mudança sem precedentes para qualquer cidade grande. A bicicleta ocupa um lugar de destaque nos gráficos. Isso melhora a saúde e qualidade de vida das pessoas, além de ser benéfico ao meio ambiente e à dinâmica da cidade.

Um conjunto de ações vem sendo instauradas para melhorar a experiência do ciclista na cidade. Até o prefeito aderiu ao modal nos últimos tempos.

Recentemente, foi inaugurada a maior ciclovia da cidade na ponte Vauxhall e muitas ruas de Londres estão sendo remodeladas para que o ciclismo seja mais seguro na cidade.

A BBC fez um excelente vídeo interativo para explicar os principais projetos para os ciclistas em Londres. O relatório completo está disponível aqui, em inglês.

Queremos isso aqui também e que mais ciclovias para mobilidade urbana sejam implantadas! 🙂

 

londresbike-ecod

 

Via Eco Desenvolvimento