Aposentado transforma terreno baldio em área de lazer

O motorista aposentado José Luis Passos transformou um terreno baldio, que servia como depósito de lixo, em uma área de lazer para seus vizinhos em Vila Farrapos, em Porto Alegre (RS).

“Era uma área horrível, uma anarquia de lixo e fedor. O caminhão do lixo saía e, dois minutos depois, tinha carroça encostando para largar entulho e animais mortos. Ninguém podia passar por aqui. Quando dava o meu endereço em algum lugar, ouvia sempre ‘ah! você mora dobrando o lixão ali?’. Cansei de ouvir isso. Me motivou a ter vontade de limpar a área”, disse ao Zero Hora.

José contou com a ajuda de outros moradores para limpar um trecho de cerca de 100m. Aos poucos, foi motivando as pessoas com quem falava. Um veterinário do bairro doou parte das flores e das árvores frutíferas. Uma senhora levou diferentes chás. Uma vulcanizadora e uma mecânica cederam 60 pneus no total. Hoje, são 150 pneus que se transformaram em canteiros. Ele diz que deu o primeiro passo e a comunidade ajudou.

Pátio pronto

Depois de todo o trabalho pronto, o aposentado ganhou o apelido de “zelador” dos outros moradores. O seu José chama carinhosamente a pracinha que criou de pátio.

“Meu sonho é ver a comunidade usando este espaço para o bem próprio. Ficarei por aqui até colocar na cabeça das pessoas que não podemos jogar lixo em qualquer espaço. Limpamos a área e assustamos eles (carroceiros e carrinheiros). Eles mesmo vêm aqui com a carroça e dizem ‘pô, como ficou legal isso aqui, tchê! Antes eu botava lixo aqui, agora não boto mais porque vi que tá legal’ Se cuidarmos, a coisa andará e se encaminhará para um final feliz.”

 

aposentado-baldio-2-e1454295394327

 

aposentado-baldio-close

 

Via Razões para Acreditar