Uma horta coletiva com alimentos gratuitos? É possível!

Caixas de mudas e ervas, terra e sementes se transformando em sacos e cestos de vegetais frescos da estação. Essa é a mágica da horta comunitária criada por Lou Ridsdale, em Ballarat, na Austrália, que oferece alimentos gratuitos para os moradores da região. É tudo é livre: pegue o que quiser, sem perguntas.

Ridsdale começou a plantação de maneira despretensiosa, sem muito cuidado, e quando se deu conta o local tinha dado muito mais frutos do que o esperado, crescendo de forma desordenada. Foi nesse momento que ela decidiu começar a compartilhar sua produção com a vizinhança.

Além de prover a comunidade de alimentos de uma maneira mais nutritiva e sustentável, a plantação acabou ajudando a criar um ambiente de cooperação e familiaridade entre a vizinhança. Segundo Ridsdale, o conceito de oferecer coisas grátis torna mais simples a forma de se relacionar e ajudar o próximo. Ela conta que agora várias pessoas vão buscar alimento apenas para compartilhar conversas.

Hoje, todos trabalham juntos como voluntários de jardinagem para cuidar do local com mais cautela. Assim, todos comem bem e compartilham coisas sobre suas vidas.

freemil
Via Hypeness