Por mais bicicletas nas ruas, Paris e Madri proíbem carros no centro

Bicicletas em Paris

Capitais como Paris e Madri tem se tornado bons exemplos de uma mobilidade que privilegia, sobretudo, o meio ambiente. Ambas livrarão as ruas do centro para dar lugar a boa e velha bicicleta.

Entre diversas medidas anunciadas recentemente, na Cidade Luz, a prefeita Anne Hidalgo anunciou que carros com placas ímpares poderão circular em dias ímpares, e carros com placas pares em dias pares. As restrições, entretanto, não valem para táxis, veículos híbridos e carros com mais de três pessoas.

Diante da preocupação em relação à poluição do ar, esta foi a segunda proposta anunciada pela prefeitura parisiense na última semanal. Na última, quarta-feira, a velocidade dos veículos foi estabelecida a 20 km/h, além de oferecer transporte público gratuito para diminuir o número de carros nas ruas.

Já em Madri, será proibida a circulação de carros a partir desse mês em uma área de 352 hectares. Em caso de infração, será cobrado 90 euros.

A exemplo de Paris, as autoridades locais apostam em alternativas de transporte, como o Sistema BiciMad, com aluguel de bicicletas e o incentivo ao uso do transporte público.

Via Catraca Livre